26 de set. de 2009

Prefeitura na rua...

Neste sábado 26/09 foi realizada a 35ª edição do Prefeitura na rua. O local
escolhido foi a praça Rio Grande, construída a 50 anos.


foto retirada do site da Prefeitura de Canoas

Prefeito Jairo Jorge a vice Beth Colombo e o subprefeito Julio Ribeiro reberam o Comem- Conselho Municipal de Entorpecentes.
Notícia completa no site da Prefeitura de Canoas

No Centro Social Urbano têm...

CAPOEIRA

A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando o corpo como elementos ginástico-acrobáticos acompanhado por música.

A palavra capoeira é originária do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

Fonte: http://pt.wikipedia.org
Notícia completa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira_(artes_marciais)


A capoeira esta ajudando muitas crianças e jovens a sair da rua em horário ocioso. Com a ajuda de voluntários no Centro Social Urbano essas crianças estão tendo a chance de se ver livre de drogas e fazer uma atividade prazerosa. Fui ao CSU e conversei com dois deles que foram muito receptivos.
O mestre Volmir Marcelino da Silva mais conhecido como Chuca 39a, começou como aluno a +/- 9 anos e hoje trabalha com amor e dedicação, ele ensina as crianças que tem que ficar longe de drogas, "é a nossa luta"-diz ele, que cresceu no bairro e conhece este outro mundo. Pedi a ele que deixassem uma mensagem para essas crianças: "-Não se envolva com drogas, não ande com más companhias e tenha dedicação e amor no que faz".
O Chuca ainda da aula voluntárias na Associação Getúlio Vargas todas as sextas às 19hs.
Conversei também com Cleiton Dornelles conhecido como Passarinho ele faz a sua parte e ajuda o Profº Chuca com as crianças, perguntei a ele porque ele fazia o voluntariado sua resposta? Com certeza é a mesma que muitos de nós pais queremos "resgatar as crianças do meio das drogas", parece repetitivo mais é a nossa realidade, uma mensagem: -Que as crianças não parem de estudar e pratiquem esportes.

-Mestre Chuca-
-Passarinho com algumas das crianças-
Aqui as crianças treinando antes dos professores chegar...
Aqui as crianças se aquecendo para a aula de capoeira...
Capoeira tem no CSU...
Parabéns aos voluntários!!

...

Bairro Mathias Velho

.,.,.,.,