8 de mar. de 2010

Alfabeto Humano no + Canoas

No dia 03/01/2010 eu publiquei aqui no blog uma matéria sobre o alfabeto com as crianças que uma professora da creche do meu filho fez, ficou lindo!
E a Janice Silva do Mais Canoas viu no blog e fez uma reportagem linda e com certeza isso vai motivar mais professoras a criar e usar a imaginação para ensinar as crianças.



A matéria que foi publicada no dia 05/03/2010 diz:
Ao chegar em casa, o estudante Harim Amaral, seis anos, surpreendeu ao mostrar a maneira como aprendeu os vogais e consoantes. Em conjunto com os colegas, ele agora orgulha-se de identificar as letras. Em grupos, a partir de uma brincadeira em sala de aula, os alunos do jardim da Escola Infantil Vó Sara formaram um alfabeto humano. A, B, e D são escritos no chão com a ajuda de três colegas, enquanto apenas um se transforma na letra C. De uma maneira simples e eficiente, quando a garotada se dá por conta já sabe ler e escrever.

A idéia foi da professora Anise dos Santos, 28 anos. Com a boa receptividade das crianças, a educadora fez as fotos das performances da turma e expôs as imagens durante todo o ano letivo. Orgulhosos do feito, as crianças memorizaram as letras com facilidade.

-Em uma oficina sobre psicomotricidade, compreendi que o corpo ajuda no aprendizado. A teoria funcionou mesmo na prática – afirma Anise.

Como esta inserida numa comunidade em situação de vulnerabilidade social, a escola Vó Sara, localizada na parada 18 do Bairro Mathias Velho, utiliza a criatividade para ensinar aos 103 alunos, do berçário ao jardim. Para não apertar ainda mais o orçamento dos pais com a compra do material escolar, a escola apela para a Associação de Recicladoras de Materiais de Canoas (ARMC). O que para muitos é lixo, na escola tem grande utilidade. Sempre que vê um tecido de TNT, papelão ou papel colorido, a recicladora Salete de Oliveira, 49 anos, que trabalha há nove anos na ARMC, leva para a escola. Mãe de Alisson Silveira, seis anos, Salete recorda que muitas fantasias e cenários para apresentações teatrais foram confeccionadas a partir da sucata da unidade de reciclagem.

-Lembro especialmente de uma festinha de Dia dos pais, que os alunos montaram uma casa toda de papelão. Há outras mães que atuam na associação. Ficamos felizes em poder contribuir dessa forma – afirma Salete.

Dicas ZH

O + Canoas conversou com a pedagoga da Ulbra Marinice Langaro Vaisz e conseguiu algumas dicas para serem colocadas em prática. Confira:

>Explore o processo criativo em sala de aula. A criatividade é bastante exigida na vida adulta.

> Dê espaço para a criança mostrar as suas próprias produções. Em vez de oferecer um brinquedo, peça que o faça.

> Exercícios corporais estimulam o aprendizado.

> Crie situações de dúvidas e questionamentos, evitando dar respostas prontas.

> Promova atividades em grupo para que as crianças aprendam a lidar com diferentes opiniões.


...

Bairro Mathias Velho

.,.,.,.,