20 de mai. de 2010

\o/ A Juventude agora têm vez e voz \o/

Pré-Conferência mobiliza para 2ª Conferência Municipal da Juventude

Cerca de 160 jovens e adolescentes participaram, nesta tarde, da 1ª Pré-Conferência preparatória à 2ª Conferência Municipal da Juventude, que será em 18 de junho, no Unilasalle, e 19 de junho, na Câmara. O encontro, abrangendo a região Sudoeste, ocorreu no salão paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro do mesmo nome. A maioria eram estudantes das escolas Rio Grande do Sul, Monteiro Lobato, Álvaro Moreira, Nélson Paim Terra e Fátima.

O evento, organizado pela Coordenadoria da Juventude de Canoas, mobilizou os estudantes e serviu paras divulgar os eixos da Conferência Municipal: Mundo do trabalho, Espaços urbanos para os jovens, Cidadania e protagonismo juvenil, Violência e cultura de paz. Os sub-eixos são A cultura que a Juventude quer, Meio ambiente, direitos humanos e diversidade e Educação e saúde do jovem. Também serão debatidos o Plano Municipal da Juventude e a reorganização do Conselho Municipal da Juventude.

A estudante da 8ª série da escola estadual Fátima, Laura Müller, defendeu mudanças nas condições das escolas e do bairro onde mora, afirmando que os jovens são os que mais utilizam os equipamentos de lazer e cultura. Para o presidente do Parlamento Jovem, Fernando Gabriel Garcia, o ponto que pode gerar mudança é a conquista da cidadania pelos jovens. O presidente do Conselho Municipal da Juventude, Giuliano Amaro, motivou os presentes a “levantar a bandeira do jovem”, lembrando que o tema da Conferência Municipal é “Levantando bandeiras, construindo alternativas”.


Conforme o coordenador da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, as pré-conferências e a 2ª Conferência Municipal representam, na prática, importantes espaços de cidadania para os jovens canoenses, que “agora têm vez e voz”. Ele destacou a crescente participação política e social desse segmento na cidade. Citou como exemplos a grande presença nas assembléias do Orçamento Participativo e o aumento de jovens de 16 anos que retiraram título de eleitor.

O protagonismo dos jovens também foi abordado pelos demais convidados, a professora de História Renata Zanella; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Luiz Augusto Farofa da Silva; o subprefeito da região Sudoeste, Pedro Bueno; o representante da Câmara de Vereadores, Nelsinho Metalúrgico, e o pároco da igreja Fátima, padre Joel Silva.


Fonte: Site da Prefeitura





E dia 28, é a vez da Escola Thiago Würth, no Mathias Velho.


Participe!!!


Coordenadoria da Juventude

Fone: 3464-0699

juventude@canoas.rs.gov.br

CRAS Mathias Velho

Ação de Mobilização pela Documentação Básica no CRAS Mathias Velho


Uma grande ação de mobilização tem levado muitos moradores aos Centros de Referência Social (CRAS) para dar um passo importante de efetivação da cidadania: a confecção da Carteira de Identidade e de Trabalho. Além dos documentos básicos, nos locais ainda é possível fazer o cadastro para o programa Bolsa Família. Com isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social facilita para os cidadãos canoenses, que não precisam gastar tempo nem dinheiro com locomoção para fazer a requisição no centro da cidade.

Na tarde desta quarta-feira, 19, foi o CRAS Mathias Velho que preparou uma equipe da SMDS para fazer os encaminhamentos. De acordo com a coordenadora Marli, o CRAS fez um agendamento prévio com a intenção de orientar e organizar a ação. “É excelente o resultado desta mobilização. É o início da organização destas pessoas como cidadãos, por isso a importância de proporcionar estes serviços”.


A moradora do bairro Mathias Velho Rosângela Viegas foi uma das atendidas pelo CRAS. Com a filha mais nova no colo, ela, que é mãe de mais três filhos, pôde agilizar a sua primeira Carteira de Trabalho. “Vim fazer o documento porque quero me cadastrar no Bolsa Família. Estou desempregada, por isso a dificuldade de pagar




Avenida Rio Grande do Sul, 5070


...

Bairro Mathias Velho

.,.,.,.,