21 de nov. de 2010

Semana da Consciência Negra - CSU MV

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

Fonte: Wikipédia





Neste sábado foram realizadas diversas apresentações no CSU- Mathias Velho para comemorar a data. Maria Aparecida Mendes – Cida, Coordenadora da Igualdade Racial ressaltou a importância da data e a valorização de todas as culturas.

Artesanatos como chapéus, bolsas e chinelos com pedrarias foram expostos ao público.


Rose & Carol Siqueira trouxeram alegria com suas belas vozes!




Grupo Q' Units do Guajuviras (Douglas, Cristian, Arthur, Ralf, Mano, Anão, Bebê, Guilherme, Taylor, Adriele e Leandro.


Fizeram parte do evento: Capoeira com Mestre Chuca - Pretos Velhos da Vivência, Silvana Marques Cartomante e integrante do Grupo Cigano Shuvanis, Jacomeli da Costa historiador da cultura cigana, Hip Hop com Big Boys MV, Vaguinho, 14 anos com Street Dance, Conexão ZO ( Maciel, Jonas, Paulinho, Fernando e o Produtor do grupo Vaguinho).


...

Bairro Mathias Velho

.,.,.,.,