6 de set. de 2010

Regularização Fundiária - União dos Operários

Selado.

Este é o sentimento que me veio à mente quando vi o Prefeito assinando a Ordem de Serviço para a regularização fundiária na vila União dos Operários. Há 30 anos atrás a luta começou e de lá p cá foram promessas, juras e nada aconteceu, muitos se foram esperando este momento, mas deixaram seu legado. Quem sabe filhos, netos, sobrinhos e demais parentes, todos aguardando este dia. E ele chegou.

Aproximadamente 300 pessoas, entre lideranças civis, autoridades e moradores do bairro Mathias Velho, lotaram a área aberta da Escola Thiago Würth. Na ocasião, além da assinatura do documento pelo prefeito Jairo Jorge, foram repassadas às famílias interessadas as primeiras orientações sobre as etapas e condições do processo de regularização. “Ganhamos na justiça a posse do terreno, mas hoje é uma vitória, pois sem a escritura, nada se consegue”, declara o presidente da Associação dos Moradores da vila União dos Operários, Nildo Natal Borba da Rosa.

O subprefeito da região Noroeste, Júlio Ribeiro, homenageou as lideranças que integraram a luta pela iniciativa que se concretizava. “Essa conquista só foi possível por um governo comprometido. Muitos que participaram dessa luta não chegaram nesse momento, mas lutaram muito, e por isso eu quero homenageá-los”, disse.

Conforme o prefeito Jairo Jorge a concretização dessa conquista pela comunidade é coerente com o perfil dos moradores da vila União dos Operários. “É um povo lutador, guerreiro, que sabe o que quer”, nota. Relembrando momentos importantes da luta pela moradia em Canoas, na qual também participou como ativista, o prefeito reiterou que uma prefeitura precisa estar comprometida com os mais necessitados.

O início dos trabalhos deve ocorrer em cinco dias, com conclusão prevista para 120 dias. A área, que começa o processo de regularização vai beneficiar cerca de 5,7 mil pessoas. Participaram, da solenidade a vice-prefeita, Beth Colombo, o 2.º vice-presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Ivo Fiorotti, os titulares das secretárias municipais das Relações Institucionais, Mário Cardoso e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joseane Gasparetto, e o coordenador de Relações Municipais, Oli Borges, além de outros diretores e assessores de gestão.


Fonte: Site da prefeitura

















Fotos: Ireno Jardim

...

Bairro Mathias Velho

.,.,.,.,