Selado.
Este é o sentimento que me veio à mente quando vi o Prefeito assinando a Ordem de Serviço para a regularização fundiária na vila União dos Operários. Há 30 anos atrás a luta começou e de lá p cá foram promessas, juras e nada aconteceu, muitos se foram esperando este momento, mas deixaram seu legado. Quem sabe filhos, netos, sobrinhos e demais parentes, todos aguardando este dia. E ele chegou.
Aproximadamente 300 pessoas, entre lideranças civis, autoridades e moradores do bairro Mathias Velho, lotaram a área aberta da Escola Thiago Würth. Na ocasião, além da assinatura do documento pelo prefeito Jairo Jorge, foram repassadas às famílias interessadas as primeiras orientações sobre as etapas e condições do processo de regularização. “Ganhamos na justiça a posse do terreno, mas hoje é uma vitória, pois sem a escritura, nada se consegue”, declara o presidente da Associação dos Moradores da vila União dos Operários, Nildo Natal Borba da Rosa.
O subprefeito da região Noroeste, Júlio Ribeiro, homenageou as lideranças que integraram a luta pela iniciativa que se concretizava. “Essa conquista só foi possível por um governo comprometido. Muitos que participaram dessa luta não chegaram nesse momento, mas lutaram muito, e por isso eu quero homenageá-los”, disse.
Conforme o prefeito Jairo Jorge a concretização dessa conquista pela comunidade é coerente com o perfil dos moradores da vila União dos Operários. “É um povo lutador, guerreiro, que sabe o que quer”, nota. Relembrando momentos importantes da luta pela moradia em Canoas, na qual também participou como ativista, o prefeito reiterou que uma prefeitura precisa estar comprometida com os mais necessitados.
Fonte: Site da prefeitura
Fotos: Ireno Jardim