10 de ago. de 2010

Luciano, de Tangará da Serra p/ o Mathias...

Meu nome é Luciano de Souza Santos, tenho 28 anos, sou Frei Capuchinho há 7 anos, sou natural do Boche, distrito de Tangará da Serra interior de Mato Grosso.
Vim ao Rio Grande do Sul para concluir o curso de Teologia e para o bairro Mathias Velho acompanhar as Comunidades da Paróquia São Pio X.
Ao anoitecer do dia 18 de janeiro de 2007 tive meu primeiro contato com o bairro Mathias Velho. No lusco-fusco do anoitecer pessoas andando por todos os lados, subindo e descendo dos lotados gigantes de metal, uns verdes outros azuis cortavam a Av. Rio Grande do Sul de ponta a ponta.
Olhando pela janela de uma Kombi, acompanhando tudo aquilo, tive minha primeira impressão do bairro: “Quanta vida reunida”.
Sorri ao ver um carro vermelho parar a poucos centímetros de uma criança descalça que atravessou a rua atrás da bola, na expressão de alívio do motorista e dos companheiros de travessuras pude ver vida.

Quatro anos se passaram desta data, aos poucos fui conhecendo a história das Maria, das Goretes, dos José, dos João, pessoas pequenas que se tornou uma grande e numerosa população, incontável como as estrelas do céu e as areias do mar. Nas lágrimas de um dos pioneiros que relendo sua história, o tempo da invasão, a luta pelo pedaçinho de chão batia no peito dizendo “este bairro é o resultado da nossa união”, eu pude ver a vida nessas palavras...
Vida no Galpão da reciclagem, na horta comunitária, no projeto Criança Feliz, na Pastoral da Criança, no Albergue Municipal, no Chimarrão da Amizade, no Canta Brasil, na mãe que levanta cedo e que ainda escuro, corre até o posto de saúde para garantir atendimento ao filho doente. Vejo vida no pai que tem sua casa queimada e chora ao ver os filhos os nove filhos desabrigados sendo amparados e acolhidos pelos vizinhos, etc. Enfim, se ainda alguém não descobriu o que eu penso e acho do Nosso Bairro eu vou mais claro... O Mathias Velho é um lugar onde há vida, amizade, solidariedade e a união acontece.
Obrigado Mathias Velho por me acolher, mas acima de tudo, me mostrar o verdadeiro sentido da vida...


-São Paulo-


-Vida-



...

Bairro Mathias Velho

.,.,.,.,