20 de mai. de 2010

\o/ A Juventude agora têm vez e voz \o/

Pré-Conferência mobiliza para 2ª Conferência Municipal da Juventude

Cerca de 160 jovens e adolescentes participaram, nesta tarde, da 1ª Pré-Conferência preparatória à 2ª Conferência Municipal da Juventude, que será em 18 de junho, no Unilasalle, e 19 de junho, na Câmara. O encontro, abrangendo a região Sudoeste, ocorreu no salão paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro do mesmo nome. A maioria eram estudantes das escolas Rio Grande do Sul, Monteiro Lobato, Álvaro Moreira, Nélson Paim Terra e Fátima.

O evento, organizado pela Coordenadoria da Juventude de Canoas, mobilizou os estudantes e serviu paras divulgar os eixos da Conferência Municipal: Mundo do trabalho, Espaços urbanos para os jovens, Cidadania e protagonismo juvenil, Violência e cultura de paz. Os sub-eixos são A cultura que a Juventude quer, Meio ambiente, direitos humanos e diversidade e Educação e saúde do jovem. Também serão debatidos o Plano Municipal da Juventude e a reorganização do Conselho Municipal da Juventude.

A estudante da 8ª série da escola estadual Fátima, Laura Müller, defendeu mudanças nas condições das escolas e do bairro onde mora, afirmando que os jovens são os que mais utilizam os equipamentos de lazer e cultura. Para o presidente do Parlamento Jovem, Fernando Gabriel Garcia, o ponto que pode gerar mudança é a conquista da cidadania pelos jovens. O presidente do Conselho Municipal da Juventude, Giuliano Amaro, motivou os presentes a “levantar a bandeira do jovem”, lembrando que o tema da Conferência Municipal é “Levantando bandeiras, construindo alternativas”.


Conforme o coordenador da Juventude, Almiro Gherat, o Cebola, as pré-conferências e a 2ª Conferência Municipal representam, na prática, importantes espaços de cidadania para os jovens canoenses, que “agora têm vez e voz”. Ele destacou a crescente participação política e social desse segmento na cidade. Citou como exemplos a grande presença nas assembléias do Orçamento Participativo e o aumento de jovens de 16 anos que retiraram título de eleitor.

O protagonismo dos jovens também foi abordado pelos demais convidados, a professora de História Renata Zanella; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Luiz Augusto Farofa da Silva; o subprefeito da região Sudoeste, Pedro Bueno; o representante da Câmara de Vereadores, Nelsinho Metalúrgico, e o pároco da igreja Fátima, padre Joel Silva.


Fonte: Site da Prefeitura





E dia 28, é a vez da Escola Thiago Würth, no Mathias Velho.


Participe!!!


Coordenadoria da Juventude

Fone: 3464-0699

juventude@canoas.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO RECADO...
POR FAVOR DEIXE SEU NOME E EMAIL...
E VOLTE SEMPRE...


...

Bairro Mathias Velho

.,.,.,.,