15 de ago. de 2009

Histórico da Família Mathias Velho



Saturnino Mathias Velho nasceu em 29 de novembro de 1850, no município de Mostardas, RS. Casado com Júlia de Souza Velho, nascida em Pelotas, em 12 de março de 1954. Tropeiro por profissão, vinha com freqüência a “Estação de veraneio Capão das Canoas” pelo Rio dos Sinos, onde, as margens do mesmo, construiu sua primeira moradia. Comprou grande parte de seus campos do Major Vicente Ferre da Silva Freire, no ano de 1882. Construiu sua residência no local onde hoje se encontra o Canoas Shopping Center, esquina das ruas Mathias Velho e Guilherme Schell. Prédio demolido em 1986. Ao estabelecer-se nas terras que foram adquiridas dos herdeiros da Fazenda da Brigadeira, deu origem, mais tarde, ao nome do bairro. Adquiriu mais duas propriedades em 1901: uma Avenida Victor Barreto, ao lado da sede da sogal e outra situada em área pertencente á refinaria Alberto Pasqualini – sobrado da Brigadeira. Esses campos, mais tarde forma invadidos entre herdeiros e reais proprietários da vila: Carlos de Brito Velho, Victor de Brito Velho e Damaso Rosa Velho e Mário de Souza Velho, filho do Mathias Velho, são José e São Luiz. Os Mathias Velho eram católicos praticantes, por isso tiveram importante participação na construção da igreja matriz São Luiz Gonzaga. Os afazeres do casal dividiram-se entre as fazendas que possuíam em mostardas, Rio Pardo e Canoas. Em Porto Alegre, mantinham uma residência para facilitar os estudos dos filhos. Saturnino Mathias Velho era coronel da Guarda Nacional e destacava-se como excelente comerciante, faleceu em 1924, cinco anos antes da esposa Júlia.

O casarão
O sobrado foi parcialmente destruído para a construção da linha do TRENSURB e depois, em 1986, demolido para instalação do Canoas Shopping Center.

22 comentários:

  1. Jô, da onde tiraste os dados históricos?
    Sou estudante de História e estou fazendo uma pesquisa. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. muito legal o site... eu me pergunto aonde estavam os defensores do patrimonio histórico de Canoas quando demoliram a casa em 1986 e quando fizeram o Shopping... E complicado e triste

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse site, porém merece algumas retificações. O sobrado da Família Mathias Velho NÃO FOI PARCIALMENTE DESTRUÍDO, mas TOTALMENTE DESTRUÍDO para dar lugar ao shopping Canoas. Um crime contra o patrimônio histórico de Canoas, pois o sobrado poderia ter sido mantido e, ao mesmo tempo, construído o Shopping, sem prejuízo à história de Canoas. Mas a INSENSIBILIDADE das autoridades e empreendedores falou mais alto. E o Shopping Center Canoas só deslanchou quando o FUNDO DE PENSÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL investiu milhões, pois o shopping, conforme projetado inicialmente, já estava falindo

    ResponderExcluir
  4. hoje conto para amigos sobre o casarão e ninguém nunca ouviu falar, quando criança passava pela frente era assustador e ao mesmo tempo encantador, hoje poderia ser um belo museu ou ponto turístico da cidade, mas as pessoas pensam apenas no poder. triste mas real.

    ResponderExcluir
  5. hoje conto para amigos sobre o casarão e ninguém nunca ouviu falar, quando criança passava pela frente era assustador e ao mesmo tempo encantador, hoje poderia ser um belo museu ou ponto turístico da cidade, mas as pessoas pensam apenas no poder. triste mas real.

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal! Estou procurando desesperadamente alguem que me oriente com relação aos terrenos que foram vendidos sem escrituras por volta de1959.Meus pais compraram um terreno na rua juazeiro 576 Mathias Velho,utilizando apenas contratos de compra e venda que se deterioraram com o tempo e agora não servem pra mais nada. A casinha de minha mãe que é de madeira , esta caindo, não consigo construir outra para ele pois dependo da escritura do terreno. O processo de usocapião ests nas mãos de um advogado e segundo ele o juiz quer que ele encontre todos os herdeiros que com certeza já são falecidos a muito tempo ou espalhados por todo pais. Devo lembrar que este processo ja vai para terceiro ano e minha mãe esta co 83 anos, doente e morando numa casa cheia de insetos e caindo dia a dia. Por favor aoende esta este povo que pode acabar com o sofrimento desta idosa que tem por direito o seu maior bem que pagou com muito sacrificio cuidando de 7 filhos? Onde estão os representantes de Brito Velho?Será que minha mãe vai morrer e não vai ter uma simples casinha nova, sem baratas e ratos! Se alguem tiver uma informação por favor me avise. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, tbm. estamos com um processo para a legalização de um lote no bairro Mathias velho. Os irmãos Brito Velho eram representados pela SOCIEDADE TERRITORIAL SÃO CARLOS, a qual também já não existe mais. Elisa andrade.

      Excluir
    2. Aqui na Mathias se constrói ilegalmente mesmo, não há fiscalização do CREA, eu já teria construído faz tempo

      Excluir
  7. muito interessante. pena que destruiram o casarão. era lindo.!

    ResponderExcluir
  8. conheci o casarão as fechaduras da porta eram enormes estive no cemitério onde estão o senhor saturnino Mathias e sua esposa deixo meus agradecimentos a essa família abençoada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex! Pode informar onde estão sepultados o casal Mathias Velho? Quero fazer uma visita.

      Excluir
  9. Não sabia q existia esse casarão, só sabia q onde era a delegacia, bem antigamente, ali na frente do shopping, na rua Mathias Velho mesmo, q agora so tem um patio vazio, q era a casa dos Mathias!

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana o blog!
    Por gentileza, podes me passar a referencia bibliográfica utilizada?
    Sou estudante de História e estou a procura de fontes.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo brilhante trabalho, eu acrescentaria que junto ao casarão (que tristemente foi demolido) havia um espetacular catavento, que não consta na foto...

    ResponderExcluir
  12. Tem que fazer algumas correções no texto..
    A Júlia nasceu em 1854 e não 1954.. ele não era 104 anos mais velho que ela se eles eram casados..
    E o casarão foi totalmente destruído para a construção do shopping.

    ResponderExcluir
  13. Sugiro, verificar a historia da casa da Rua Domingos Martins, 584. Esta casa é antiga, as paredes, tem a espesura de 50 centimetros e dizem os antigos que também pertenceu a Mathias Velho.

    ResponderExcluir
  14. Realmente foi uma pena terem destruído a casa de Matias Velho! Pintei esse casario em 1970 quando a Guilherme Shell ainda era natural, sem pavimentação!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, gostaria de saber sobre a fazenda da família Mathias Velho tinha no município de Mostardas meu avô trabalhou lá na década de 1940 alguém sabe me informar o nome dessa fazenda??

    ResponderExcluir
  17. Sobre a demolição do casarão do Mathias velho, fato este que deveria ter sido aplicado pena severa, pois seria hoje um patrimonio histórico atrativo pra nossa cidade. Demolido para em primeira obra, colocarem asfalto e simplesmente linhas pintadas no chão para estacionamento .
    Quantos são os historiadores e defensores do nosso municipio, ainda hoje temos muito a selar por estas obras primas centenárias e magníficas.

    ResponderExcluir
  18. Um crime terem destruído,poderia ser um museu hoje em dia, eu estava lendo num livro de histórias de canoas e vim pesquisar pois sou de Mostardas e Saturnino também.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO RECADO...
POR FAVOR DEIXE SEU NOME E EMAIL...
E VOLTE SEMPRE...


...

Bairro Mathias Velho

.,.,.,.,