27 de jul de 2015

Recicle Mais, Pague Menos

Trocar resíduos sólidos recicláveis por bônus que podem zerar a conta de luz dos clientes residenciais. Esta é a finalidade do projeto Recicle Mais, Pague Menos, implantado em 2013 pela AES Sul.
O projeto contribui, visivelmente, com o tripé de sustentabilidade (social, econômico e ambiental) ao fortalecer a autoestima e dignidade da comunidade pela diminuição da quantidade de lixo descartado nas ruas, em seu entorno; ao contribuir com o orçamento familiar; e, ainda, ao fomentar o descarte correto de materiais que podem ser reciclados (aspecto ambiental).
O Recicle Mais, Pague Menos busca arrecadar até junho de 2015 cerca de 1.710 toneladas de materiais recicláveis e contribuir com o orçamento de pelo menos 40 mil famílias de baixa renda.
Como funciona - o cliente leva os materiais até um posto de coleta e faz o cadastro com uma conta de energia a partir do Código de Cliente. Os resíduos são pesados e os créditos somados, creditados na próxima fatura de energia elétrica. Em cada pesagem é emitido um comprovante da transação de modo que possa ser controlado pelo cliente. A remuneração por cada tipo de material segue valores de mercado. Não há limite de volume, o que possibilita ao cliente inclusive zerar sua conta e acumular créditos para a conta do mês seguinte.
Todos os clientes residenciais da AES Sul podem participar desde que levem os resíduos até um dos postos de coleta. Os itens aceitos no projeto (metal, papel, plástico, vidro e tetra-pak) são amplamente divulgados, pois seguem parâmetros de viabilidade de reciclagem. Os postos de coleta podem ter dois formatos: uma tenda (volante) e um contêiner (fixo), ambos têm a mesma estrutura de atendimento.
Postos de Coleta
Canoas:
Posto de Coleta - Matias Velho
Avenida Rio Grande do Sul, 1.790, Mathias Velho – Canoas/RS.
Localizado no estacionamento do Centro Social Urbano Mathias Velho.
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h30 às 11h30.
Posto de Coleta - Igara
Rua das Azaleias, 189, Igara – Canoas/RS
Localizado na Associação de Moradores do Jardim Igara II.
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h30 às 11h30.
São Leopoldo:
Posto de Coleta - Rissul Feitoria
Avenida Feitoria, 1.383, Feitoria – São Leopoldo/RS.
Localizado no estacionamento do Supermercado Rissul.
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30 e aos sábados das 8h30 às 11h30.
Posto de Coleta - Macromix Scharlau
Avenida Tomás Edison, 2.598, Bairro Scharlau, São Leopoldo/RS.
Localizado no estacionamento do Supermercado Macromix.

Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30 e aos sábados das 8h30 às 11h30.



2 comentários:

  1. Parece que esta é a última postagem feita pelo Blog, em 2015. Espero que continuem!
    Muitas histórias desconhecidas são oriúndas deste bairro; infelizmente a história escrita fica e a história vivida pode morrer. Eu gostaria de ressucitar algumas histórias acontecidas no bairro Mathias Velho. Pouquíssimas pessoas lembram da Escola Reunidas que foi a pedra fundamental da hoje Escola Bento Gonçalves; poucos lembram do Grupo Escolar São Carlos, que teve a mesma origem. Talvez ninguém atualmente saiba que foi no bairro Mathias Velho que o Radialista e Jornalista Juan Darcy implantou uma casa "mata fome" para as crianças pobres e que através de seu programa LUTA HUMANA, transmitido pela antiga Rádio Real (em que ele foi diretor) era responsável por angariar comida para essas crianças. Tudo com ajuda dos ouvintes e pagos com dinheiro do salário daquele radialista que nunca quis se meter em política partidária. Ninguém lembra das enchentes que tornavam Mathias Velho um grande "rio"; transbordava o rio dos Sinos e tudo alagava no inverno; eram as "enchentes"! As casas até a rua Maceió ficavam em baixo d'água; naquela rua, no número 371 morou o radialista Juan Darcy que de canoa já auxiliava as pessoas que mais necessitavam. Ninguém mais lembra da Professora Dionéia; da Diretora Wanda Camargo; da Professora Gladys. É pena, mas a história vivida pode morrer. Se o Blog quiser ressucitar um pouco da vida vivida posso auxiliar com as informações que tenho. Quem sabe alguém tenha fotos daquele tempo. Recentemente faleceu, com mais de 80 anos, uma das filhas do proprietário da casa de Madeira onde Funcionou a Escola Reunidas. E por aí vai a história...

    ResponderExcluir
  2. Se quiserem me escrever, por gentileza, E_mail: ira1156@hotmail.com ou Blog VISÃO POLÍTICA: www.camaradosdeputados.blogspot.com e Blog do Ira: www.irapuanteixeira.blogspot.com ou, ainda, no Facebook.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELO RECADO...
POR FAVOR DEIXE SEU NOME E EMAIL...
E VOLTE SEMPRE...

...

Bairro Mathias Velho

.,.,.,.,