Um recorde de participantes marcou o OP no Colégio Tereza Francescutti, com 914 cadastrados e mais de 1000 pessoas que passaram pelo local. O subprefeito da Região Noroeste, Julio Ribeiro observa que “Historicamente, esse é um bairro muito organizado, que se construiu através da mobilização”. Estavam presentes também, o Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o titular da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Mário Cardoso, o diretor de Relações Comunitárias, Célio Piovesan, a diretora do colégio Tereza Francescutti Eliane de Carvalho entre outras autoridades que acompanharam o processo.
A Escola de Educação Infantil Recanto do Filhote foi a obra mais votada com 325 votos, a segunda maior votação foi o asfaltamento das ruas São Gabriel e Libertação, com 218 votos. Conforme o presidente da Associação dos Moradores da Vila União dos Operários, (AMVUO) Nildo Natal Borba Rosa mais conhecido como Natal “Tivemos um público dentro da expectativa; apenas em nossa associação, mobilizamos 250 pessoas”. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jair Silveira declarou que - “O melhoramento do asfalto nas ruas facilita a mobilidade das pessoas com deficiência”.
Os 21 Delegados inscritos durante a plenária, foram eleitos por aclamação, visto que ficaram dentro dos limites previstos conforme o contingente de participantes. Além da participação através da manifestação individual na defesa de propostas e da votação de delegados e obras, a comunidade também se expressou através de faixas e aplausos. Alcindo Pereira;
Ana Ramos;
Antonio Ildo;
Cledi Zen;
Dejair Gonçalves;
Eder Alt;
Edi Camargo;
Erem Poersch;
Ismael Paiva;
Jair Silveira;
José Ramos;
Laurete Modzeieski;
Losseli Silva;
Luciano Oliveira
Marilene Oliveira;
Marines Reis;
Misa Almeida;
Nara Oliveira;
Osmar Pinto;
Rosi Horst;
Wagner Ferreira.
Meu nome é Cláudio, sou o secretário da EMEI Recanto do Filhote. Estive no dia da votação, e foi muito emocionante ter conquistado essa vitória para nossa comunidade, pois nossa escola serve a comunidade desde 1982, e já criou e cuidou de várias gerações de mathienses, sempre muito elogiada e com empenho dos servidores que dedicaram e dedicam suas vidas ao cuidado com as crianças. Agora poderemos oferecer mais vagas e uma melhor estrutura para a comunidade, pois temos a 2ª pior estrutura das mais de 30 escolas municipais infantis de todos. Lutamos muito para obter essa expressiva votação; muitos menosprezaram nossa chance de vencer, pois temos pouco mais de 60 alunos, e vencemos comunidades grandes e, inclusive, uma escola fundamental com incríveis mais de 1000 alunos. Estamos muito felizes e anciosos pelo início das obras, o que é motivo de muito orgulho para todos nós, principalmente para as mães trabalhadoras e seus pequenos do bairro Mathias Velho. Abraços!
ResponderExcluir